Seja bem vindo ao nosso Blog

Criatividade MÁXIMA

Leia agora!

Maloca Dragão é o ‘rolê’ certo deste fim de semana

Por Diego Evangelista

O festival Maloca Dragão chega à sua quarta edição e celebra, cheio de atrações maravilhosas, o aniversário de 18 anos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (no dia 28 de abril) e está a serviço da democratização do acesso à arte e à cultura, no Ceará.

Karol Conká é uma das atrações mais aguardadas. Ela canta no Poço da Draga na sexta-feira, 28, às 22h15

Karol Conká é uma das atrações mais aguardadas. Ela canta no Poço da Draga na sexta-feira, 28, às 22h15

Neste ano serão mais de 130 atrações cearenses, nacionais e internacionais, divididas em 24 espaços da região Praia de Iracema, com shows musicais, espetáculos de teatro, dança e circo, apresentações da cultura popular e literatura, intervenções e performances de arte urbana, feiras de moda, design e gastronomia.

Dentre os tantos artistas locais nós indicamos os shows de Nayra Costa, Kátia Cilene, Cidadão Instigado, New Model. Os shows mais esperados com certeza são os das empoderadas Karol Conka (PR) e As Bahias e a Cozinha Mineira (SP); o reggae da Tribo de Jah (MA); e BaianaSystem (BA), um dos principais nomes de um movimento independente que busca ressignificar a sonoridade da música urbana da Bahia.

Durante as madrugadas do festival rolarão as Maloca Parties, nas casas noturnas do entorno, com shows e festas. Este ano o festival estreia o Maloca Eletrônica no Órbita Bar, nos dias 28 e 30 de Abril, com DJs da Itália, Argentina, de São Paulo e do Ceará, completando a programação das parties.

Empresas de televisão avaliam lançamento de “Netflix Brasileira”

Não é de se espantar que a Netflix tenha abalado as estruturas de televisão (aberta e fechada). Agora a Record, RedeTV! e SBT estudam o lançamento de um canal da maior empresa de streaming de vídeos no Brasil.

A Simba Content, empresa responsável pelos direitos de transmissão das emissoras, pretende criar esta plataforma para oferecer a programação atual e de terceiros, além de produção em formatos exclusivos. Este plano elaborado pela Simba foi formado a partir de uma joint venture entre as três companhias.

Outro concorrente direto deste projeto será a Rede Globo, que já possui o canal Globo Play.

A nada vã filosofia de Merlí

Por Thalles Walker

De todas as surpresas que tive esse ano com as novas temporadas de séries da Netflix, talvez Merlí tenha sido um dos melhores programas já exibido no serviço de streaming, se analisarmos do ponto de vista de uma produção fora do eixo norte-americano. Falar de educação, filosofia e discutir relações humanas com genialidade é algo que precisa ser enaltecido e não se encontra todo dia por aí.

Merlí é um programa catalão. Não é um blockbuster, nem teve todo o ‘oba-oba’ que as produções originais – ou até mesmo as grandes séries têm quando chegam ao serviço, mas mesmo assim tem arrancado elogios e aplausos em quem se aventura a conhecer um pouco mais de perto esta saga pelo descobrimento pessoal de alunos e professores sobre a vida, de como é importante ouvir e estender a mão para si e para o outro.

O professor Merlí Bergeron (Francesc Orella) é um professor de Filosofia que foi despejado do seu apartamento e tem que voltar a morar com a mãe, a atriz Carmina Calduch (Anna M. Barbany), uma artista bastante respeitada, mas que começa a questionar estar fazendo sempre os mesmos papeis depois que envelheceu. Nesse meio tempo, Merlí se vê a voltar a morar com o filho adolescente Bruno (David Solans), depois que a mãe resolve aceitar uma proposta de emprego em outro país para acompanhar o atual namorado.

O professor não tem uma boa relação com o filho, mas ao ser convidado para trabalhar na mesma escola que Bruno estuda essa relação começa a mudar não só em seu próprio núcleo familiar, mas principalmente com os alunos que veem no docente de filosofia uma pessoa disposta a ouvi-los e a fazerem questionar a sociedade e o mundo a sua volta.

Merlí não é um professor convencional. Muito pelo contrário: é sagaz, reflexivo e bastante sincero com o que quer. Ao mesmo tempo é manipulador, pois sabe conduzir com a maestria as mais diversas histórias que vão aparecendo em seu caminho seja com muito jogo de cintura, seja com muito bom humor. Aliás, o ator Francesc Orella é incrível em cena. Consegue dar a Merlí o charme e o carisma da personagem sem parecer canastrão.

Merlí é sagaz, reflexivo e bastante sincero com o que quer. (Foto: Divulgação)

Merlí é sagaz, reflexivo e bastante sincero com o que quer. (Foto: Divulgação)

Como não amar professores subversivos? Todo mundo, ao menos uma vez na vida – senão mais, já teve esse tipo de professor revolucionário que não se encaixa nos padrões ou que propõe que os alunos pensem mais, ao invés de apenas decorar conteúdo. Merlí consegue algo fascinante do ponto de vista didático: de atrair a atenção dos alunos por mostrarem o quanto a filosofia está presente no nosso cotidiano e como ela é importante para nos ajudar a trilhar as nossas próprias descobertas pessoais.

As experiências e os questionamentos que Merlí propõem, com base no filósofo que dá o nome a todos os episódios da série, passam muito além do universo confrontador e experimentador da vida dos adolescentes. Temas comuns em séries para este público, como bullying, ‘saída do armário’, conflitos familiares, são misturados às aventuras adultas dos pais e outros professores da escola onde eles estudam.

Mas a série vai muito além disso, ao mostrar que os conflitos familiares e pessoais são universais. Que adultos e adolescentes passam por descobertas o tempo todo e que precisamos nos permitir a nos conhecer para poder conhecer as diferenças do outro.

Por ora, a Netflix liberou apenas a primeira temporada. A segunda já foi exibida no final do ano passado pela TV catalã e, nesse primeiro semestre, já foi confirmada a terceira temporada. Agora, é aguardar que a Netflix libere a segunda temporada. Se você ainda não assistiu, vale a pena conferir! Deixe se incomodar pelo mosquitinho da filosofia.

Instagram para Android ganha função offline

Instagram <3

A nova atualização para Android do aplicativo Instagram ganhou modo offline na terça-feira, 18. O anúncio foi feito durante a conferência F8, do Facebook, que detém os direitos da rede social mais famosa no universo da fotografia.

De acordo com a empresa, 80% dos usuários do app estão fora dos Estados Unidos e possuem conexões com custos altos, conexões instáveis e locais sem cobertura. A ação visa atingir mais membros e ampliar sua usabilidade.

Como funciona

Fotografias estáticas e vídeos pré-carregados poderão ser curtidos, comentados e salvos, além de poder publicar um novo material em seu próprio feed. Todas as interações serão atualizadas quando houver uma conexão.

Sistema iOS

A atualização para os recursos do iPhone ainda é trabalhada. É possível que em breve estes usuários devam receber o benefício.

TVShow Time: você nunca mais vai assistir seriados como antes

Para aqueles que são viciados em várias séries, esta é uma dica para melhorar a vida! O aplicativo TVShow Time (também disponível na versão web) nunca mais vai te deixar esquecer as datas dos seus seriados favoritos, além de oferecer comunidades de interação entre usuários e recomendações de acordo com suas infinidades.

A plataforma é totalmente amigável. Vai muito além de marcar episódios assistidos e receber notificações das séries em andamento. Existe um feed para interação com outros usuários, onde você pode curtir e comentar (só precisa tomar cuidado para não ler os spoilers).

É uma rede social parecida com diversas outras. Dá para seguir outros usuários, publicar imagens na linha do tempo das séries, ganhar adesivos quando se faz uma maratona e escolher o plano de fundo de seu perfil, além de dizer com qual personagem você mais se identifica.

Não esqueça nunca mais

Para aquelas séries que não estão no Netflix, ou se você tem um ‘Super Box’ daquela série com 48 episódios cada temporada, essa é sua chance de não esquecer onde parou. É só marcar cada capítulo visto (além de poder comentar cada um destes).

O aplicativo também envia uma notificação das séries de televisão que você adora. Rotineiramente você vai receber “Série X começa em uma hora”. Novelas muito populares no Brasil, como “A Usurpadora” e “Avenida Brasil” também estão lá na plataforma do TVShowtime. É muito amor envolvido no app. <3

* O TVShow Time está disponível para o Android e o iOS, além da versão web.

Assinantes do Spotify Premium terão acesso antecipado aos lançamentos da Universal

O Spotify e a Universal Music Group (UMG) fecharam um acordo interessante para os viciados em música: assinantes Premium do streaming terão acesso aos lançamentos duas semanas antes dos que possuem a conta gratuita.

A notícia já beirava rumores em março, quando ambas estavam com o contrato prestes a vencer. Contudo, a UMG passará a receber menos pela reprodução (cada ‘play‘) de seus artistas, em uma nova visão econômica do serviço musical (que começará a lucrar). A discussão é de longa data, mesmo que tenha gerado números expressivos – em 2014, por exemplo, as contas gratuitas geraram US$ 295 milhões para as gravadoras, enquanto as pagas geraram aproximadamente US$ 800 milhões.

O compartilhamento de dados também foi abordado no acordo entre as empresas. A gravadora terá acesso sem precedentes a dados, para estudar uma maneira de expandir o alcance entre artistas e fãs, além de outras informações. Isto explica parte da “diminuição” de lucro.

Além de ter acesso duas semanas antes, usuários Premium poderão fazer o download do álbum no app mobile ou desktop

Os valores podem ser compreendidos a partir da diferenciação dos serviços: quando você é um usuário Premium, tem o direito de ouvir offline, não é interrompido por propagandas, não tem limite para pular de faixas, entre outras coisas. Agora, além de tudo, serão duas semanas de apreciação exclusiva, o que anima muita gente.

Os singles continuarão a ser liberados para o serviço gratuito. Outras gravadoras, como a Sony e a Warner ainda não se manifestaram sobre propostas.

Quem são os artistas da Universal Music Group

A lista é grande! Madonna, Mariah Carey,U2, Katy Perry, Jorge & Mateus, Lana Del Rey, Lady Gaga, Adele, Kanye West, Avicii, Coldplay, Maroon 5, Elton John, Tove Lo, Kungs, Lorde, Simone e Simaria… Entre centenas de outros artistas!

Ansiosos por algum lançamento?

Facebook Live permite videoconferências pelo computador

Video ao vivoNão é novidade que o Facebook seja quase onipresente e busque cada vez mais nichos no mercado da tecnologia digital e interação em redes sociais online. Desde ontem, 22 de março, a rede de Mark Zuckerberg passa a permitir transmissões de vídeo ao vivo pelo computador.

O que antes era disponível apenas para aplicativos móveis (Android, iOS e Windows Phone) agora pode ser realizado também por desktops e
notebooks. Com isso, outras redes de live streaming têm tudo para se preocupar, como o YouTube Gaming, o Twitch e o Beam.

Seu vídeo, seu público

Além disso, você pode escolher qual o público você deseja atingir: amigos, contatos de trabalho, acadêmico, gamers, etc. Basta dar um nome a sua transmissão e escolher seu público alvo.
A imagem de divulgação, enviada à imprensa, mostra um gamer fazendo um livestream enquanto joga League of Legends e propõe mais envolvimento com outros gamers.

Facebook Live

Outros canais de transmissão já podem se preocupar: o Facebook foi muito direto na novidade ao usar gamers por serem principais usuários de live streaming

Contudo é notório que outras usabilidades virão com esta novidade, como transmissão de palestras, apresentações e demais exposições a partir de outras necessidades.